Rafael Ramalho's profile

Design da Informação


Design da Informação
   Os projetos a seguir foram desenvolvidos na disciplina de Design da Informação. Nessa disciplina, o foco principal é o processo de construção de interfaces complexas de comunicação e a busca por estratégias eficientes para minimizar ruídos na transmissão de informações. Trabalhamos com os Princípios Fundamentais da Sistemática da Informação, aplicando-os na construção de Gráficos, Diagramas, Fluxogramas, Timelines e Visualização de Dados.

   Ao longo do conteúdo teórico, mergulhamos em conceitos fundamentais e exploramos técnicas avançadas para criar representações visuais significativas e impactantes. O desafio foi criar projetos que transmitissem informações de maneira clara e acessível, ao mesmo tempo em que cativavam o público com a estética visual.

   Para cada projeto, passamos por um processo de definição cuidadosa do tema, um recorte temático preciso e uma pesquisa aprofundada para determinar o melhor método para representar os dados coletados. Cada passo foi fundamental para garantir a precisão e a relevância das informações apresentadas.

   A seguir, você terá a oportunidade de conhecer cada um dos projetos detalhadamente.


Infográfico
    Com o objetivo de sintetizar temas complexos ao leitor de forma verbal e visual foi elaborado este infográfico. O tema escolhido foi a esgrima, e o objetivo era gerar uma peça introdutória que pudesse contar um pouco da história, regras e movimentos básicos para aqueles que não conhecem o esporte.

(Todas as ilustrações utilizadas são atorais)


Fluxograma
    Neste projeto, nos foram passados 3 ciclos, sendo estes, um ciclo da água menor, um ciclo da água maio e o ciclo do carbono. O objetivo era sintetizar estes diferentes diagramas em um.


Visualização de Dados
    Após a apresentação de diversas alternativas criativas para tratamento de dados, este projeto focou na visualização de dados humanizados. Para isto era necessário a pesquisa focada em um tema ligado a uma tarefa do nosso cotidiano, então foi feito um recorte temático e a coleta dos dados para desenvolvimento da peça.
    O tema escolhido por mim foi o Twitter, especificamente da minha atividade diária na plataforma no período de uma semana. Então foi feita uma pesquisa visual a fim de criar uma peça que remeta ao tema visualmente e represente de forma eficiente os dados coletados.

Obrigado pela atenção!
:)
Design da Informação
Published:

Owner

Design da Informação

Published: